sábado, 30 de agosto de 2008

A viagem

Para resumir, passei por quatro aeroportos e muitas horas dentro de aviões (não sei quantas).

Guarulhos vocês conhecem: grande, muito cheio, muitas filas. Das 17 às 19hrs fiquei em filas. Apesar disso, nenhum vôo atrasado.

Em seguida, o aeroporto de Madrid!
Vocês acham que a Telefonica e o Santander atendem mal seus clientes? Bom, isso parece ser padrão para os espanhóis. O staff do aeroporto foi mal educado e não tava nem ai pra gente. O auto falante só anunciava em espanhol (o que deixou os chineses com a gente completamente perdidos), os painéis com horários de vôo marcavam errado o nosso vôo e saímos de lá com uma hora de atraso. Ah... apesar do atraso de uma hora, o painel marcava que nosso vôo tinha saído no horário certo. Se o aeroporto não fosse pequeno a gente nunca ia conseguir se achar. E sim, o aeroporto é pequeno, menor que Viracopos ANTES da reforma!
Como bom economista (e criança curiosa), brinquei de comparar preços... Quem disse que na Europa eles não têm suco natural?


E o copo de 300ml custa somente 3,40. Em Euros!


Essa galera de vermelho no aeroporto de Madrid é a equipe paraolímpica da Espanha. Eles voaram de Madrid a Pequim no meu vôo! Alguns deles foram gente boa e conversaram comigo apesar do meu portunhol, mas alguns deles não foram tao receptivos... Avião cheio de espanhóis e que nem avião cheio de brasileiros: barulhento, bagunçado, um monte de gente de pé e a galera aplaude quando aterriza.
E o cara que sentou do meu lado não era da equipe da Espanha, ele era um espanhol fazendo intercambio para estudar economia em uma universidade chinesa. Isso é muita coincidência, não?

No vôo de Madrid a Pequim eu passei pela Sibéria e pelo deserto de Gobi, mas era de noite, tava muito escuro pra ver qualquer coisa... :*(

Por fim, o aeroporto de Pequim. Como está tendo as paraolimpíadas, o aeroporto ainda está em clima de olimpíadas! Apesar disso, ninguém fala inglês. Quase fiz conexão pro vôo errado.


Por falar em inglês, o pessoal da Air China fala inglês. Um por vôo fala inglês bem, o resto fala inglês engraçado... Eles usam entonação de chinês em inglês, fica difícil entender e difícil não achar engraçado. (Deve ser o que eles pensam de eu tentando falar chinês).

Bom, alguém já ouviu falar que o aeroporto de Pequim é grandinho? Ele é monstruoso! Eu desci do avião e peguei um trem até a esteira de bagagem (o trajeto demora uns 2 ou 3 min). Depois subi até o quarto andar, de onde saem os vôos domésticos. Além do trem, também tem esteiras rolantes e carrinhos pra levar a galera de um lado pro outro. Resumindo, o aeroporto é que nem a propaganda, se estende ao infinito e além.


Um último comentário sobre a viagem. A Air China serve de café da manhã um salgado de calabreza acompanhado ou de frango com arroz ou de macarrão com carne picada. Eu recomendo voar de Air China. Eles são atenciosos, é confortável (na medida do possível), tem vários filmes pra ver, tem Chuck Berry e Janis Joplin pra ouvir, mas leva um pacote de bolachas pra comer de café da manhã...

3 comentários:

Felix the Cat disse...

Good luck :-)

)borbas( disse...

Faça o índice coca-cola pra gente ter noção de preços!! Afinal, até na China tem Coca...acho que aí suco de laranja será difícil de encontrar.

E na Europa é tudo o MESMO preço que aqui no Brasil...só mudando o cifrão! rererere


Tira a verificação de palavras!! É muito chato isso!! rerere

Abração!

Giuba disse...

Dééé!!
Eu conheço esse lugar q vc tirou a foto do suco de laranja!!

Não posso concordar mais.. o povo espanhol é mtooooooooooo mal educado, credo!

Sorte q vc nao passou pela migracao... affe!!

Mas ahh q bom ter noticias suas!!

Aproveite mto aí!

beijao!