quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Where do we go now?

Quando a bela culinária brasileira fica só na memória, o que você faz? Em Roma como os romanos! Então hoje vou falar sobre o que comem os chineses daqui.

Os ingredientes básicos são simples: arroz (muito!), frango (em pedaços, com osso), carnes variadas (boi, coelho, etc, mas sempre pouco e em fiapinhos), macarrão, legumes cozidos e pimenta! Também tem peixe, mas aí é inteiro.

Isso tudo é fácil de encontrar no mercado, como esses frangos:


Também existe a opção de comer em restaurantes chiques, geralmente temáticos, como comida regional de algum outro lugar da china. Experimentamos o pato de Pequim, fatiado na nossa frente:



Mas comer em casa não tanto rotina quanto no Brasil. Aqui prevalece o restaurante de esquina. E eles ocupam toda a cidade. Perto da faculdade temos dois pólos de restaurantes, o norte e o sul. Perto do segundo portão sul fica a Van Damme Street, mostrada no vídeo:



Nela temos o "frangão", um fast-food de lanches de frango, o "arroz", um restaurante especializado em arroz frito, e o "dumplin", um restaurante que faz uma espécie de ravili sem queijo e molho de tomate. Após voltarmos de Liu Lin (outro campus da SWUFE) o Hu Laoshi nos acompanhou na janta no dumplin:


Ainda no portão sul fica o "restaurante do portão sul", onde pedidos só por escrito, o que realmente dificulta as coisas... Mas quando conseguimos nos virar, comemos muita comida gostosa e gastamos pouco.


Como vocês podem ver, o comum aqui é pedir um conjunto de pratos e dividir tudo com todo mundo. Todo mundo come de todos os pratos, usando ao invéz de pratos uma cumbuquinha.

O polo do terceiro portão norte é um pouco mais complicado. Alguns dos restaurantes aparentemente não mantém padrões higiênicos muito elevados. Mas o "murça" é nossa salvação. Um restaurante de uma família muçulmana (com direito a trecho do Alcorão na parede) que é limpo e tem a cozinha à vista, algo reconfortante. Em geral comemos pequenas porções semelhantes às da foto anterior, mas dessa vez comemos um prato diferente:


uma travessa cheia de legumes, macarrão e partes de frango. incluindo pé de galinha. A foto é de quando já estava quase acabando, mas dá pra ter uma idéia do que era.

5 comentários:

Anônimo disse...

Dé! Como vc está diferente nessa foto. A gente não se vê há tanto tempo assim?! Caramba, como vc mudou! E pelo jeito está aproveitando bastante por ai. Que bom! Beijooos, Gabi

Todesangel disse...

Deixa eu entender, você come romanos em Roma, é isso?Hahahaha
O melhor é o "nome" dos restaurantes.
E o pato deve ter sido muito bom.

Deborah disse...

ô, gimenez! tô com saudade das notícias da china!

Unknown disse...

Pow, gima, faz mais uns posts por aí cara!!!

Unknown disse...

Gimenez! Cara, já faz muito tempo...
Acabei de ver seu blog todo.
Fiquei realmente impressionado com essa do guardanapo, das bebidas, dos lanches (não sei se me acostumaria, não há leite!) e dos restaurantes "brasileiros". Já tá se virando bem com o chinês, arranjou uma chinesa aew?? huahuhaa....Vc deveria postar isso no orkut. Flw cara. Abração!