quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Você tem fome de que?

Faz algum tempo que quero falar de comida. Agora que já juntei algum material e experiência, vou fazer uma série de posts sobre o assunto. Antes de tudo, uma explicação do panorama geral. ou falar da comida de Sichuan, província onde estou. Na China tem diferenças regionais muito grandes, então o que estou falando provavelmente não vale pra Xangai, Pequim e outros lugares longe de Chengdu.

Certo, vou começar falando sobre o que não se come aqui.

Desde que cheguei aqui usei garfo três vezes, e só em restaurante ocidental. Ouvi uma chinesa "pra que você quer garfo? Aquilo é tão difícil de usar!" Ainda sofro pra comer sopa de macarrão de palitinho... Colher é algo comum, tanto no modelo ocidental quanto um modelo chinês menor.

Uma conseqüência óbvia da inexistência de facas é a inexistência de bifes. Carne só é comida fatiada em pedacinhos e misturada a alguma coisa. É bem comum fatiar a carne com partes que normalmente se tiraria no Brasil, como gordura, nervos, pele, osso... Isso tudo vai misturado em arroz ou macarrão, mas sempre em quantidades muito pequenas.

Que carne é essa? Tem frango, peixe, coelho e pato. De vaca aqui só chega gordura e nervo, carne de verdade não tem. E da inexistência de vacas deriva-se a inexistência de leite. O engraçado é que tem manteiga e iogurte, mas leite só de soja e queijo só tofu. Ainda não encontramos pizza boa, e no Carrefour só vende pedaço congelado, não vende pizza inteira.


Mas e fast-food? Tem muito KFC, alguns McDonald`s e perdidas por aí umas Pizza Huts.


Que tal um lanchinho? O BigMac é igual no Brasil, mas pode vir acompanhado por Fanta com sorvete:


Ou ao invéz de batata frita, você pode escolher milho ou chicken fingers.

3 comentários:

Deborah disse...

comida sempre é legal e estranho.

Todesangel disse...

Se não tem carne de vaca, o hamburguer é feito de que?

Glauber disse...

Cara... chicken fingers seria uma boa no Mc daqui!!!! Se eu estivesse aí, eu só comeria coelho, que é uma das minhas carnes favoritas!!!