sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dedicação Total a Você

Não tem como não sentir saudades da minha mãe, principalmente com as dificuldades que estou tendo para me comunicar com o Brasil. Ontem, voltando do centro pra casa de táxi, reparei que a grande maioria dos táxis são (além de coloridos à moda brasileira) do modelo Elysée. Vocês conheciam esse carro?


Nesse mesmo passeio, vi algo que me lembrou minha mãe, minhas avós e grande parte da minha família:


Escondida em meio ao caos urbano de Chengdu, em uma pequena ilha de paz e modéstia, se esconde essa igrejinha. Ela estava fechada e o mapa em inglês que temos só diz "Catholic Church", então não descobri o nome dela ou qualquer outra informação.

Pausa para dois comentários aqui...

Andando pela cidade, você tromba com um prédio em construção a cada 5 min, uma bandeira da China (ou foto do Mao) a cada 3 min, um prédio imponente (grande, arquitetura requintada, materiais diferentes, brilhante, portas gigantes, etc) a cada 1 min e um outdoor ou propaganda ressaltando o progresso chinês a cada 15 seg. Vi pessoas pobres, mas ninguém passando fome, ninguém mendigando, ninguém que não tivesse nada. A princípio, isso é muito legal, mas com o tempo isso começa a pesar, começo a me sentir oprimido por tudo isso, momento a momento cresce a minha frustração com relação ao Brasil.
Só me toquei realmente disso quando entrei na pracinha modesta da igreja, relaxei e me senti em casa. Não esperava isso, mas (ao menos por enquanto) essa igreja é a coisa mais brasileira que vi em Chengdu.

Faz aproximadamente uma década (se não me engano) que o povo chinês tem liberdade de religião. Qualquer um pode ser da religião que quiser, mas o estado promove abertamente o ateísmo e somente ateus podem ingressar no partido, então somente ateus podem ter alguma influência sobre os rumos políticos da nação.


Acho que a igreja deve ter o nome de Maria (em algum de seus títulos). Alguém aí já se perguntou como é uma Ave Maria em chinês? A placa tem em chinês, em inglês e em latim (se alguém quiser, me pede que eu mando a foto em alta resolução por email).

Nenhum comentário: