sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Respondendo a demandas

Não estou postando muita coisa porque ainda estou estabelecendo uma rotina aqui, mas vou falar de algumas coisas que me perguntaram...

Eu estou comendo no 'bandejão' daqui no almoço e saindo na janta. A comida é muito barata, mas eu ainda não faço idéia do que estou comendo. O bandejão tem um esquema de escolher o que você quer, mas pra mim parece um monte de coisas estranhas com gosto de pimenta. Na janta normalmente como em um restaurante de uma família muçulmana que parece ser o mais limpinho da região.
Na terça, quando chegaram os outros brasileiros, a gente foi em um restaurante mais longe, escolhido ao acaso. Ninguém falava inglês e o cardápio era em chinês, então escolhemos na sorte: abrimos o cardápio e apontamos pra uma linha qualquer... recebemos refrigerantes (apontamos a parte errada do cardápio). Depois de alguns desenhos e mímicas, conseguimos pedir macarrão com frango. Como isso não estava no cardápio, o garçom montou numa motoca e foi comprar um frango (inteiro) e macarrão pra preparar pra gente.
A língua torna tudo difícil, mas os chineses tornam tudo mais fácil.

To jogando muita bola! Muito mais que no Brasil. Todo dia a gente joga das 17 às 19:30 (quando o sol se põe). É engraçado porque chegam dois ou três ocidentais (alguns com camiseta do Brasil) pedindo pra jogar, os chineses ficam super entusiasmados. Aí, em campo, alguns fazem juz à reputação (como o Miguel), outros não muito (como eu). Mas mesmo assim, acabando o jogo, eles nos comprimentam e agradecem felizes!

Por falar em ocidentais, ir em balada aqui é algo muito estranho pra mim... Os chineses do interior não estão acostumados com ecidentais e eles adoram o Brasil. (Adoram MESMO! Qualquer lugar que você vá com a camisa do Brasil você vira rei) Então, um grupo de brasileiros chegando na balada é um evento. Fomos anti-ontem em um lugar chamado VIP House e fomos recebidos na porta pelo dono. O lugar é diferente dos de Campinas: ao invéz de pista de dança, cada grupinho de pessoas fica em uma mesa. É como se fosse um brasinho de Barão dentro do Campinas Hall. As pessoas vinham chamar a gente pra ir sentar na mesa deles, mesmo que ninguém na mesa falasse inglês.

E por falar em problemas de comunicação, a diferença de fuso realmente complica a comunicação com o Brasil... 11 horas de diferença significa que só estamos acordados simultaneamente de manhã cedo (quando estou dormindo) ou de noite (quando estamos reunidos no quarto de alguém - como agora).

Comprei uma bike usada. Paguei nela o equivalente a uns 20, 25 reais. Resultado: a corrente estourou comigo de pé nela e tomei um capote. Estou bem, só joelho e cotovelo ralados (e uns chineses rindo da minha cara). Não tenho dúvida que existam 800 milhões de bicicletas na China, tem bicicleta pendurada em árvore aqui, mas 99% delas são muito velhas e destruídas. Quero ver se troco minha bike por uma nova (que achei por 70 reais, mas ainda vou pechinchar). Assim que conseguir posto uma foto. Também vou fazer uns vídeos e fotos do trânsito porque é algo indescritível...

Em resumo... posto mais depois.

2 comentários:

Todesangel disse...

Não vai acostumar a ser VIP! E sim, eu falei pra não comprar a bike usada.

Anônimo disse...

Olá Andre.Fiquei muito feliz de ter notícias suas.
É muito jóia ver que com vocês jovens tudo acaba ficando divertido até as dificuldades, e isso é muito bom!
Estarei viajando amanhã se Deus quiser. Você na china, e eu em roma!!!!!!!Depois conto as novidades Que Deus te abençõe e que te ajude a realizar tudo o que você deseja. Beijos. Vó Inez