terça-feira, 16 de setembro de 2008

Primeira aula

Hoje, depois de três meses de férias, tive minha primeira aula. Foram três horas seguidas do professor falando somente chinês e 10 alunos se matando pra entender. Algo um tanto traumático, mas acho que assim vamos aprender chinês bem rápido.
Hoje também descobri meu nome chinês. Todo mundo que vem pra China recebe um nome chinês, já que os chineses acham nossos nomes muito difíceis de pronunciar e de decorar. Eu já tinha desistido de me apresentar como André ou como Gimenez, me apresentava como Gima (o que pra eles já é difícil...). Vários chineses me perguntaram "mas qual é o seu nome em inglês?" e eu perdi algum tempo explicando que ter um nome na sua língua e outro em inglês é coisa daqui da China, que não é comum no Brasil.
Bom, chega de historinha. Meu nome é 季东旭 (pronuncia-se jì dōng xù) e ele tem algo a ver com 'primeiro raio de sol que brilha vindo do leste em alguma estação do ano'. Complexo, não? Os nomes dos outros gringos aqui incluem 'grande criança calma', 'ramo de dragão' e 'guerreiro sábio vitorioso em muitas batalhas'.
O completo mistério quanto à origem desses nomes e os significados estranhos nos levaram a especular. O Chico acha que são aproximações fonéticas dos nossos sobrenomes, mas eu não tenho muita certeza... Vocês acham que jì dōng xù lembra Gimenez???

11 comentários:

Glauber disse...

AEhauehAUEHAUEHAUEH!!! Que nomezinho mais boiola mano!!

Eu quero ver as provas como vão ser... Aquele monte de palitinho no papel!!!!!

Unknown disse...

Hahaha, quem diabos dá esses nomes pras pessoas?

Deborah disse...

bom. se os chineses acham gima difícil de pronunciar, eles podem achar seu nome chinês parecido com gimenez.


aliás: aaaaaaaaaaaaai, que bonitiiiiiiiiiiiinhooooo os mini-pandas!!

Anônimo disse...

Cara, se eles acham seu nome esquisito, imagina o meu!
Giulianna!
Acho q se um dia eu for pra China ninguém vai ser meu amigo pq num sabe meu nome...
Bom, mas espero q as aulas estejam sendo minimamente produtivas, pelo menos pra dormir, hahahaha!
Obs: eu achei nada a ver o seu nome em chinês!
Hahahahahaha
Bjos
Giu

Camila Berto disse...

Haha, já é dificil aulas em português, quanto mais em chinês :X
Beijão Dée! (ou Gima, se pá)
Camila Berto :}
p.s. todos em casa mandam beijos, abraços, cumprimentos e todo o tipo de saudação :)

Anônimo disse...

Andréééé... ou Gima xD
haha seu primo Guilherme aqui rapaz, como vc ta aí?!?!
Mals não ter postado antes, você não mando pro meu e-mail o endereço do site ¬¬ hehehe
Cara, antes de tudo (depois do que eu já escrevi aí em cima vá x.x) queria te desejar parábens (super) atrasado, que vc seja muito feliz, e principalmente, aproveite a China aí, vc merece (eu sei que vc ta estudando, mas... conta vai)!!
Adorei os posts até agora, e vou ler sempre, espero que vc se vire bem com o chinês aí, eu sinto que eu estaria perdido x.x
Haha, cara, a gente não se via muito, mas é muito estranho olha pra um mapa mundi e fala: caramba meu primo tá do outro lado do planeta o_0, haha vc já faz faltas nas festas de família e eventos de anime aqui (td bem que eu n fui em nenhum, mas vô assim q der xD)
aproveita tudo aí cara
abraço!

Anônimo disse...

hi~Andre~~~it is celine~
well i could undertand nothing in your blog.
except JI DONG XU
........

Rebecca Sophia disse...

Voce acredita que eu tive problemas com meu nome originalmente hebraico em Israel?! Se eu falava Rebecca, ninguem entendia, se falava Rivka, de repente tudo fazia sentido....
E vem ca, quem escolheu esse nome pra voce?!?!

Beijos!!!

VMA disse...

Gimenez... não sabia que vc estava em Shanadu hehehe...
Estive essa sexta-feira no IE e a Nath me disse que vc tava do outro lado do mundo. Que loucura...
Já coloquei seu blog nos favoritos e vou linká-lo no meu blog.

Abração!

)borbas( disse...

Caralho!!! Seu nome é mais legal que todos os outros nomes em chinês!

Giu disse...

Aeee Dé, ou melhor, raio de sol vindo do leste em alguma estação do ano =P

fotoooossss!!

a gente sem querer entrou num blog de um amigo seu e viu uma foto sua do lado de uma menina... já sabe oq o dias falou, né?

beijos