terça-feira, 16 de setembro de 2008

No. 88

Acho que já disse que Chengdu é considerada a capital chinesa das baladas. Fui na balada mais famosa de Chengdu. O Club se chama No.88 ou 八十八 (bāshíbā - 88 em chinês).
Como toda balada por aqui, é cada um na sua mesa, sem pista de dança,, muita música ruim (toda balada toca a versão original da música do Pedro de Lara), muito jogo de dados e muita gente bebendo álcool (geralmente whisky) com chá. Eu já aprendi dois jogos muito legais com dados e jogando eles aprendi todos os números em chinês, tanto a pronúncia quanto a "mímica". Ah... os chineses não contam nas mãos como nós. Se você fizer um sete levantando cinco dedos em uma mão e dois na outra, 9 de cada 10 chineses não vão entender o que você quer dizer. Eles contam de 1 a 9 com uma única mão, imitando os caracteres correspondentes, e o 10 usa os dois indicadores.
Mas o interessante da bāshíbā é o que ela tem de diferente das outras baladas. Tocou umas três músicas em espanhol e uma em português (que eu não conhecia). Eles serviram (acompanhando qualquer pedido) um saco de pipocas (adoçadas, ao invéz de com sal - orrível). Na entrada tem uma mesa de pebolim pra jogar de graça. As paredes estão repletas de quadros que vão de Bob Marley e Che Guevara à bandeira do Japão suja, rabiscada e cruzada por um X e o Akihito e o Bush na lama em meio a porcos...
Meio estranho o lugar, mas faz muito sucesso. Chegamos duas horas antes de começar a música (chegamos às 8hrs) pra conseguir entrar e quase não conseguimos... Da próxima vez levo máquina fotográfica.

2 comentários:

Unknown disse...

Que música em português tocou na balada? Tô curioso agora...

Unknown disse...

1º) horrível é o senhor escrever "orrível"
2º) Caraca, explica melhor como é que eles contam!!! Que bizarro!! Se vc mostrasse 7 com uma mão cinco dedos e na outra dois, o que eles entenderiam??
3º) Viado