terça-feira, 23 de setembro de 2008

O tempo não para

Ainda tenho milhões de coisas que eu queria fazer em Chengdu, mas elas vão ter de se encaixar nos horários livres de agora em diante. Estou tendo 20 horas de aula de chinês por semana, o que nem se compara aos 32 créditos que já fiz mais de uma vez. O problema é a carga de estudo. Tive somente 6 aulas, mas já tive que decorar significado, pronúncia e escrita de 68 caracteres (ideogramas) chineses. Não é fácil! Aprender a gramática e as frases está sendo fácil, mas ler e escrever exige muitas horas de dedicação.

Fiquei muito feliz ontem. Eu acidentalmente trombei com uma apresentação de ópera no teatro do campus. Dei um jeitinho brasileiro e consegui entrar (posto os vídeos no YouTube depois pq dá um trabalho fazer upload...). No meio da ópera eu consegui entender frases como nǐ shì shéi (quem é você), várias palavras perdidas e a estrutura de quase todas as frases (a gramática chinesa é muito simples).

E em meio a tantas aulas descobri algumas coisas com relação ao meu nome. O primeiro caracter ( 季 - jì ) é o meu nome de família (Gimenez). O segundo e o terceiro caracteres ( 东旭 - dōng xù ) é o meu nome, que significa Sol que nasce do leste.
E se você, como eu, se perguntou o porque do leste, aqui está a explicação:


A foto tá ruim porque eu não tinha certeza se podia bater foto, estão foi meio nas escondidas, mas todo mapa na China é assim. Isso faz juz ao nome da China em chinês: 中国 ( Zhōngguó ), que siginifica país do meio, ou país do centro. Em Pequim existe um parque com a pedra que marca o centro do mundo...
E olha lá no canto leste do mundo, um país verde, chamado 巴西 ( Bāxī - Brasil ).

3 comentários:

Deborah disse...

hum... aprender línguas novas é realmente difícil. com caracteres diferentes, então...

boa sorte com isso. tenho certeza que vc vai conseguir!

Anônimo disse...

Muito bom esse mapa. Entra no msn de vez em quando...

Rebecca Sophia disse...

NOssa, voce e meu novo heroi! Parabens!!!!!!
Estou muito orgulhosa!